Os trabalhadores que desejam saber se têm direito ao abono salarial PIS/Pasep, já podem fazer a consulta desde a semana passada. A informação pode ser adquirida por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158.

Os pagamentos começam no dia 8 de fevereiro para trabalhadores da iniciativa privada que recebem o PIS e em 15 de fevereiro para os servidores públicos que recebem o Pasep.

Têm direito ao abono salarial cerca de 23 milhões de trabalhadores – 22 milhões recebem o PIS e 1 milhão recebem o Pasep. O total pago é de R$ 21,82 bilhões (R$ 19,5 bilhões do PIS).

Mas os trabalhadores que estiverem com dificuldade para saber se têm direito ao abono salarial devem se atentar a fatores como requisitos necessários, atualização dos dados dentro da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e no eSocial e número correto do PIS/Pasep.

Critérios para recebimento

O abono salarial é referente ao ano-base 2020. Pode receber quem atender a todos os seguintes critérios:

Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Trabalhar para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos de remuneração mensal no ano-base considerado para o pagamento;
Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado para o pagamento;
Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui