SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O discurso de eliminação de Tadeu Schmidt, 47, na madrugada desta quarta (2) deixou o público e os participantes do BBB 22 (Globo) um tanto quanto surpresos. Isso porque, pela primeira vez na história do programa, o apresentador fez parte do discurso em libras.

Segundos antes de anunciar o eliminado do paredão, Schmidt se direcionou à Jessilane e disse que ela e Natália ficariam no programa, explica Jorge Suede, 26, Presidente da Associação dos Surdos de São Paulo (ASSP) e ativista em prol da língua de sinais. “Eu estava no meio de uma conversa séria com um amigo meu e do nada vejo o Tadeu falando em libras, surtei! Foi muito lindo”, afirma.

“Depois de conversar com meus amigos surdos, chegamos na conclusão de que ele quis dizer: ‘Professora, as mulheres ficam, as mulheres ficam, você fica’. Ficou um pouco confuso, porém como é o Tadeu, eu perdoo”, comenta.

Mesmo que a mensagem tenha sido breve, Suede acredita que o momento foi muito importante para trazer visibilidade a língua de sinais. “No Brasil ela é apenas reconhecida como meio de comunicação e não como uma língua oficial”, diz.

Jorge Suede também comenta que a participação de Jessilane, professora de biologia e ativista pela inclusão da comunidade, é reconhecida por todos. “Ela luta para que os alunos surdos dela consigam compreender e se sentirem incluídos”, exalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui